O que exatamente faz um cirurgião dentista?
O odontologista ou cirurgião dentista é um profissional especializado na região da face, como saúde bucal, mandíbula e até o crânio, melhorando a estrutura óssea e procedimentos estéticos.
Além disso, cuida da arcaria dentária, que é uma das intervenções mais procuradas nos consultórios. Ou seja, trata desde as cirurgias com mais complexidade como a ortognática até uma simples extração.
Operações que faz um cirurgião dentista ao longo da profissão
No Brasil, o cirurgião dentista possui o diploma de bacharel em odontologia, reconhecido pelos órgãos responsável da Educação. A duração do curso normalmente é de cinco anos, podendo se estendido com a especialização desejada. Por exemplo:
- Anatomia;
- Farmacologia;
- Estomatologia;
- Radiologia em geral;
- Cirurgia bucomaxilo facial;
- Periodontia;
- Imunologia, entre outras.
Práticas que são adquiridas no dia a dia: cirurgião dentista
Durante o trabalho, o cirurgião dentista aplica anestesias e realiza os mais diversos procedimentos cirúrgicos, tudo em ambientes adaptados para atender de maneira correta os clientes, além de manusear instrumentos modernos e liberados pelas normas da medicina. Sendo assim, o cirurgião dentista realiza qualquer espécie de técnica, sendo branqueamento a laser, canal, limpeza, modelar aparelhos móveis e fixos, implantes e cirurgias em geral, tudo para garantir a alegria e bem estar dos pacientes.
Entretanto, antes de dar início a um tipo de tratamento, é indicado procurar orientações com pessoas que já conhece o trabalho de um cirurgião dentista experiente e qualificado na área, porque há muitas pessoas que não são habilitadas para determinados recursos, causando sérios riscos à saúde do cliente.
Para saber se um médico é realmente bom no que faz, é quando examina corretamente o paciente, realiza um pré e pós-operatório minucioso, ou seja, manter o prontuário atualizado, dar atenção aos questionamentos, acompanhar o tratamento até o final, oferecer estrutura adequada para o atendimento, além de anotar algumas questões hereditárias, que podem contribuir para o aparecimento de doenças antes não esclarecidas, entre outros.
Praticamente, os locais de trabalho de um dentista são hospitais, clínicas particulares, unidade básica de saúde, creches, escolas, algumas empresas, sindicatos, ONGs, e demais. Portanto, o profissional necessita ter o registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO).
Para saber mais sobre cirurgião dentista
Ligue para ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!