Extrair os dentes deve ser processo cuidadoso e feito apenas quando necessário
A extração de dente pode ser um momento de dor de cabeça para o paciente. Porém, com a ajuda de um profissional capacitado e de todos os aparatos necessários, todo o processo e o tratamento que será escolhido a seguir podem ser capazes de devolver o sorriso ao indivíduo. Para tanto, depois da cirurgia de extração de dente, é fundamental seguir algumas indicações importantes de pós-operatório.
É preciso que esteja claro que depois da remoção o espaço que ficou ausente deve receber um dente artificial. Já que, sem isso, as consequências podem ser inúmeras, como problemas tanto na fala como na mastigação, comprometendo a vida da pessoa muito mais do que apenas na questão estética, tudo provocado pela extração de dente indevida.
Como o dentista chega a conclusão de necessidade de extração de dente?
Antes da extração de dente, o especialista precisa fazer uma revisão completa no histórico médico e dentário do paciente. Para tanto, radiografias serão necessárias. Esse tipo de exame revela o comprimento, formato e mesmo a posição do dente e osso adjacente. Tendo essas informações como base, o dentista será capaz de analisar o grau de dificuldade do procedimento. Para tanto, é fundamental compreender quais podem ser as causas que levam à extração de dente. É possível listar algumas, como:
- Cárie profunda no dente;
- Infecção que destruiu grande parte do dente;
- Trauma que destruiu boa parte do dente;
- Paciente não possui espaço suficiente na boca.
Antes que a extração de dente aconteça, a área em volta dele receberá anestesia local para amortecer o setor que será realizada a cirurgia. Quando é feita a extração simples, uma vez que a região recebe o anestésico, o dente é deslocado do osso com um tipo de alavanca e, então, extraído com um fórceps dentário (tipo de instrumento cirúrgico). Também é possível que, durante o processo, o dentista possa suavizar ou mesmo remodelar o osso que sustenta o dente.
Processo de recuperação demanda cuidados especiais por parte do paciente
Logo depois da extração de dente, o paciente precisa seguir firmemente algumas instruções fundamentais do especialista. A primeira e uma das mais importantes diz respeito ao cuidado com a higienização da região para prevenção de infecções. Além disso, nas 24 horas iniciais o indivíduo não poderá fumar e enxaguar a boca vigorosamente.
É comum, porém, que um pouco de dor e desconforto acometam o paciente logo depois de uma extração de dente. Porém, em caso de dor intensa e/ou prolongada, inchaço, sangramento ou febre, é imprescindível que se busque ajuda médica.
Para saber mais sobre extração de dente
Ligue para ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!