Inchaço na gengiva pode esconder diversos problemas
A gengiva inchada é um incômodo que precisa ser observado com atenção. Afinal, a região é sensível e, por mais que se recupere rapidamente, alguns problemas podem surgir. Quando esse revestimento responsável por envolver os dentes está plenamente saudável, ele tem o aspecto rosado. Por isso, assim que o paciente sentir a gengiva inchada, a primeira observação deve partir da cor da mucosa - tecido úmido que reveste toda a boca. Em casos de inflamação, ela tende a ficar avermelhada. São características que podem acompanhar o inchaço:
- Flacidez;
- Sangramentos espontâneos;
- Dor ao se alimentar;
- Dor no contato com a bochecha;
- Mau hálito constante;
- Gosto desagradável na boca;
- Pus.
Ou seja, os níveis de gengiva inchada podem chegar a aspectos alarmantes e preocupantes para qualquer indivíduo. Em alguns casos, o volume pode até mesmo chegar a cobrir a coroa do dente. Para entender, porém, um pouco mais a situação e tentar buscar soluções para prevenir o quadro, é importante saber mais sobre o que cerca esse problema e quais as alternativas para saná-lo.
Algumas causas da gengiva inchada podem se destacar como recorrentes
A cavidade bucal possui em seu interior uma verdadeira horda de bactérias, assim como o intestino. Elas podem ser tanto boas quanto ruins. Porém, se algum motivo for responsável por desequilibrar esse "convívio", a consequência pode ser a infecção. No caso da gengiva inchada, o fato mais comum para isso é a inflamação conhecida como gengivite. Ela acontece quando há uma falha no processo de higienização da boca. Ou seja, quando a escovação e a aplicação de fio dental não estão sendo feitas de maneira correta.
Porém, outros casos podem estar ligados à gengivite e, consequentemente, à gengiva inchada. Prótese ou mesmo ponte mal adaptadas, uso de aparelho ortodôntico fixo, alterações hormonais durante a gravidez, uso de medicamentos, entre outros. Essas são apenas algumas das causas a mais para a gengiva inchada e precisam ser melhor analisadas.
Procurar o especialista deve ser prioridade para o tratamento ligeiro
Ao menor sinal de gengiva inchada, é de suma importância que o paciente busque por ajuda especializada. Apenas o profissional da área será capaz de descobrir qual pode ser a real causa da inflamação e, dessa forma, oferecer alternativas efetivas para a cura e bem-estar do paciente. Ou seja, garantindo a integridade do organismo sem causar problemas ao indivíduo e curando maneira enfática e inteligente a gengiva inchada.
Para saber mais sobre gengiva inchada
Ligue para ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!