Prótese oferece retomada de funções primordiais para o cotidiano do paciente
A prótese dentaria é fundamental tanto para a estética quanto para a manutenção das funções bucais essenciais. Com a perda dos dentes, são muitos os problemas que começam a surgir. Por isso, nesse contexto, a prótese dentaria vira uma substituta para sanar essas dificuldades e ajudar o paciente a retomar sua qualidade de vida. Ou seja, podem ser listadas como necessidades urgentes que contribuem para optar pelas próteses:
- Retomada do sorriso;
- Melhora na mastigação;
- Correção do processo digestivo;
- Ajuste fonético.
Para atender de maneira eficiente a todas as particularidades dos pacientes que perdem os dentes, é possível encontrar no mercado uma grande variedade de modelos de prótese dentaria. Ela pode ser dividida em algumas categorias, como: fixas, removíveis, totais e parciais. Tendo isso em mente, o especialista é responsável por analisar o estado do paciente e, com isso, escolher o tratamento com prótese dentaria que melhor suprirá as faltas daquele caso.
Pacientes que possuem boa parte da arcada dentária podem escolher tipo de prótese dentaria ideal
É muito comum que pacientes percam alguns poucos dentes em situações corriqueiras. É possível listar, por exemplo, traumas, acidentes e até mesmo complicações durante a prática de esportes de contato. Para que o prejuízo de apenas poucos não seja sentido. A prótese dentaria do tipo parcial removível se estabelece como fundamental para ele. Moldada para restaurar os dentes que faltam, ela é fixada por uma estrutura metálica. Esse tipo de prótese dentaria também pode ser conhecido como ponte móvel e seu nome alternativo é explicado por utilizar os dentes remanescentes para sustentá-la como uma verdadeira ponte.
Outra alternativa colocada justamente pensando em quem perdeu poucos dentes, se refere à prótese dentaria do tipo unitária fixa. Ao contrário da opção anterior, que poderia ser retirada, nesse caso seu diferencial é a permanência. Feita com materiais como porcelana e cerâmica, consegue atingir níveis estéticos surpreendentes, se semelhantes aos dentes originais e ganhando adeptos por conta disso.
Especialista não é o único responsável pelo sucesso do tratamento
Por mais que o especialista em prótese dentaria seja uma dos grandes responsáveis pelo resultado final, ele não é o único. Isso porque, depois da escolha do tipo de prótese, são inúmeras etapas nas quais o paciente precisa se dedicar e cumprir seu papel com os cuidados rotineiros que envolvem uma higienização cuidadosa da prótese dentaria. Com isso, a durabilidade e o aspecto do material serão mais longamente preservados e a qualidade garantida.
Para saber mais sobre prótese dentaria
Ligue para ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!