Além da boca: mau hálito pode se originar de problemas no estômago e na garganta
O mau hálito costuma lotar consultórios de dentistas, pois é difícil de disfarçar e traz muitos inconvenientes. Ele pode aparecer como sintoma de um problema bucal como a gengivite, como sinal de doenças estomacais, o que leva o paciente a precisar tratar mau hálito estomacal, como sinal de problemas na garganta, mas também como sinal de que a higiene bucal precisa melhorar.
Como tratar mau hálito estomacal?
O paciente com mau hálito que também tiver queimação no peito e na garganta deve estar ciente que a causa do odor na boca pode estar originada em uma gastrite ou refluxo. Nesse caso, a preocupação não é tratar mau hálito estomacal, mas tratar o problema que está originando o mau hálito, já que ele é um sintoma e não o problema em si.
Como tratar mau hálito na garganta?
Talvez o paciente não precise tratar mau hálito estomacal, pois a causa do odor bucal desagradável venha de outro lugar: a garganta. Algumas doenças que acontecem na região do trato respiratório superior formam processos inflamatórios nos órgãos que compõe esse sistema. Algumas das infecções que podem ocorrer são:
- Amigdalite;
- Laringite;
- Sinusite;
- Rinite.
Existem, ainda, problemas que não são possíveis de resolver ao tratar mau hálito estomacal ou na garganta, pois a causa está em outros órgãos. Essas doenças irão apresentar outros sintomas, por essa razão é essencial estar atento a qualquer alteração além do mau hálito. Doenças no pulmão, diabetes; doenças hepáticas e renais são algumas dessas enfermidades que não demandam tratar mau hálito estomacal, mas outros órgãos.
Como tratar mau hálito na boca?
Quando o mau hálito não está associado a outros sintomas, não adianta tratar mau hálito estomacal ou na garganta. Às vezes, o paciente só não está fazendo a higiene bucal de maneira adequada, o que causa o odor desagradável na boca. Nesse caso a notícia é boa: basta reforçar os cuidados e o problema desaparece.
Um reforço na higiene bucal com apoio de acessórios como fio dental e uma escova lingual para limpar a saburra da língua, que é o que costuma causar mau hálito bucal, são as dicas. No entanto vale o reforço: sempre observar outros sinais para ver se realmente não há necessidade de tratar mau hálito estomacal ou na garganta.
Para saber mais sobre tratar mau hálito estomacal
Ligue para ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!